Blog Placarsoft

5 motivos para seu município investir na gestão do esporte

Por time | 05 Setembro 2022 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Em cada passo que você dá na secretaria, fundação ou departamento de esportes do seu município, têm noções de gestão do esporte.

O conceito está cada vez mais difundido nas cidades, mas não surgiu há pouco tempo. Nos Estados Unidos, na década de 60, esses conhecimentos ganharam força para atender demandas do esporte profissional e universitário. Ao longo dos anos, alcançou outros âmbitos até chegar ao setor público.

Uma gestão do esporte executada de forma efetiva no município é capaz de medir impactos e legados no desenvolvimento da área.

Nesse sentido, para que direção o seu tem caminhado? No artigo a seguir, é sobre esse assunto que falaremos. Acompanhe a aprenda!

A gestão do esporte: o que é?

A gestão do esporte envolve o gerenciamento completo das atividades de uma organização esportiva, pública ou privada. Ou seja, envolve as ações de marketing, eventos, escolinhas, investimentos e outros fatores.

É “um corpo de conhecimentos interdisciplinares que se relaciona com a direção, liderança e organização do esporte, incluindo dimensões comportamentais, ética, marketing, comunicação, finanças, economia, negócios em contextos sociais, legislação e preparação profissional”. O conceito é da Sociedade Norte-Americana para Gerência do Esporte-NASSM, ainda de 2005, descrito no Atlas do Esporte no Brasil.

Portanto, à frente da instituição esportiva municipal, um gestor deve exercer:

  • Funções gerais de gerência;
  • Atividades organizacionais;
  • Gestão de informações;
  • Promoção do esporte e exercícios físicos.

Seu compromisso como secretário ou diretor da pasta é estruturar o crescimento da instituição com estratégias alinhadas aos objetivos pensados.

5 motivos para investir na gestão do esporte

Você sabe o que e como fazer? Alinhar os pontos da gestão do esporte pode ser a chave para a solução das suas dúvidas, enquanto gestor.

Um bom administrador público consegue trabalhar com organização, direção, avaliação e controle. No esporte, não é diferente.

Por isso, conheça a seguir cinco motivos para investir em ferramentas nessa área aí no seu município:

1- Permite um planejamento estratégico

Acerta quem planeja com calma e exatidão, certo? Você sabe disso!

Estabelecer metas e ações a curto, médio e longo prazo, assim como as formas de colocá-las em prática, funciona.

Afinal, tudo funciona melhor com tempo e foco no atendimento dos interesses da comunidade.

Aprenda a identificar oportunidades, dificuldades e sugestões para melhorar o relacionamento com a população e o desenvolver o esporte. Até a menor crítica, que para você pode ser vista sem fundamento, deve ganhar atenção para aprender a lidar e driblar possíveis problemas.

Os cidadãos são escutados? Eles têm conhecimento das atividades propostas na secretaria, fundação ou departamento? Como estimulá-los a participar disso? Essas e outras questões devem estar previstas no seu planejamento anual e acompanhamento periódico.

2- Auxilia a captação e aplicação de recursos

Como o esporte da sua cidade é financiado? Fazer a gestão dos investimentos públicos não é uma tarefa fácil, pois inclui arrecadação de verbas, controle financeiro e gasto naquilo que realmente importa.

No planejamento financeiro, você não pode esquecer ou abrir mão de dois pontos principais: conhecimento básico da legislação e aplicação das finanças.

Especialmente na gestão pública municipal, o primeiro fator é de extrema importância. A administração do dinheiro público requer cuidados legais e números advindos de relatórios que garantem a segurança.

Enquanto isso, o controle financeiro permite a conquista de patrocínios e mensuração de custos, de acordo com as entradas e saídas.

3- Garante visibilidade com marketing esportivo

Você promove sua instituição? Esse ponto inclui as ações internas e externas, através de estratégias de marketing.

A necessidade de divulgação no setor público é a mesma da iniciativa privada. Um dado do Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo (IBME), por exemplo, revelou que a indústria esportiva brasileira movimenta cerca de 31 bilhões de reais por ano. O número equivale a 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Os investimentos e novidades não param de acontecer, é preciso estar atento às tendências do mercado, principalmente ligadas à tecnologia, para aplicar soluções que facilitem a gestão do esporte e publicidade da uma organização esportiva.

Além disso, alinhar a comunicação interna também contribui para organizar o time de trabalho, de modo que atuem no mesmo propósito.

4- Orienta decisões mais assertivas

Com informações mais precisas e na palma da mão para consulta, fica mais fácil pensar em uma solução. Certo?

É assim que a gestão do esporte facilita também as tomadas de decisão. Informações completas sobre um problema, análise de possibilidade e critérios para a escolha contribuem para mais acertos.

5- Facilita a organização de eventos esportivos

Cabe ao órgão público responsável pelo esporte municipal a organização de competições, jogos e outros eventos dessa natureza.

De forma estruturada, a gestão do esporte auxilia a realização e participação de atletas de forma estratégica. Seja oferecendo apoio ou encabeçando o projeto, é possível estar em locais relevantes no cenário da cidade, estado, país e fora dele.

Artigos relacionados

A Placarsoft faz a gestão do esporte inteligente!

A Placarsoft está presente em quatro das cinco regiões do Brasil tornando a gestão do esporte inteligente, fácil e totalmente online. É o que já faz a Fundação Catarinense de Esportes (FESPORTE), Florianópolis, Blumenau, Guarulhos e muitas outras instituições.

Com a plataforma, é possível:

  • Ter acesso a relatórios gerenciais e de auditoria;
  • Envio e armazenamento de documentos;
  • Divulgar notícias, vídeos e outras ações no portal;
  • E muito mais.

Converse agora com a nossa equipe pelo (48) 99657-8306 ou ligue (48) 3263-0030 e tenha a “inovação a favor do esporte” na sua cidade!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft