Blog Placarsoft

5 passos para organizar a premiação de um campeonato

Por time | 13 Outubro 2023 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Bom é falar de conquistas, certo? Assim como a organização da competição, a etapa de premiação é fundamental para o sucesso dela por ser o momento mais especial para os atletas e dirigentes. 


Essa será a principal recordação dos participantes depois das diversas provas e partidas. Na Placarsoft, por exemplo, já aconteceram 20 mil e 530. 


Por isso, a premiação merece a sua atenção enquanto gestor do esporte. É pensando nisso que listamos neste artigo dicas importantes para promover a do campeonato realizado na sua cidade. 


Siga a leitura e aprenda! 


Campeonatos municipais


Uma competição pode acontecer de diferentes maneiras: jogos, torneios, ligas, copas, taças e campeonatos, que abordaremos neste artigo. 


Esses últimos acontecem por uma sequência de disputas com o objetivo de classificação. Assim, o vencedor é quem passa pelas fases e obtém a maior pontuação durante o período de realização. 


No âmbito municipal, geralmente são realizados campeonatos de esporte amador e educacional. 


É o caso de Blumenau, em Santa Catarina, através da Secretaria Municipal do Esporte. Pela Placarsoft, a entidade promoveu 1.700 do desporto e paradesporto com grande participação da população, 9 mil equipes cadastradas e 56 modalidades. 


5 passos para a premiação de um campeonato


Com a nossa ajuda, você perceberá que é fácil organizar a premiação dos campeonatos municipais. A seguir, veja cinco pontos para se atentar nessa fase de uma disputa. Saiba mais! 


1- Planejar o investimento


Que valor a entidade precisará investir na premiação do campeonato? Essa previsão é fundamental desde o início para formar um orçamento. 


Procure relatórios que forneçam de forma simplificada e completa o número de participantes, categorias e outros detalhes do campeonato para se organizar da melhor forma. A Placarsoft, por exemplo, oferece esses dados.


2- Captar patrocínios


Dependendo da legislação, captar patrocínio para ajudar no custo com medalhas, troféus e outros brindes pode ser vantajoso para entidade e também para as empresas. 


Faça uma lista de contatos de possíveis parceiros e pense em uma contrapartida, como por exemplo, a exposição da marca em materiais gráficos relacionados ao evento esportivo. 


Assim você terá uma proposta que despertará interesse. 


3- Definir os detalhes


Alguns detalhes não podem passar em branco e devem ser definidos com antecedência. 


Lembre-se de estabelecer o local, data e horário da cerimônia de premiação do campeonato, levando em conta a logística de atletas e dirigentes. 


Na Placarsoft, a solução é a criação do evento na agenda, junto aos jogos e partidas. Você conseguirá fixá-lo no topo do portal integrado para visualização da população. 


Preste também atenção à capacidade do espaço e o número de pessoas previstas que irão acompanhar a premiação. 


4- Fazer a divulgação


Estabeleça estratégias de divulgação da cerimônia de premiação. Tenha em mente o público para estabelecer se serão onlines e/ou tradicionais.


Outra ideia é formar parcerias com veículos de comunicação locais para a cobertura, além da publicação do convite por parte deles e da entidade também. Seja nas redes sociais ou outros meios, essa é uma etapa importante para garantir o sucesso do evento. 


5- Organizar a cerimônia


Com tudo pronto, é hora de organizar a cerimônia de premiação para conclusão do campeonato, o momento mais esperado pelos atletas. 


Defina um cronograma com introdução, fala das autoridades, apresentação dos campeões e demais acontecimentos por ordem. Em caso de competições tradicionais, a dica é falar sobre a história dela e/ou homenagear personalidades importantes que fazem parte da trajetória. 


Utilize efeitos sonoros, músicas e imagens se possível para engrandecer ainda mais o evento. 


Artigos relacionados



Organize campeonatos com a Placarsoft!


A Placarsoft é a escolha mais completa para o gerenciamento de campeonatos e jogos abertos de mais de 250 modalidades do desporto e paradesporto. 


Com a solução, fica muito mais fácil organizar todas as etapas da competição, incluindo o momento de premiar os atletas. Preencha o formulário abaixo ou envie uma mensagem no WhatsApp (48) 99657-8306 e descubra como através de uma apresentação! 


imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft