Blog Placarsoft

Entenda as características de uma fundação de esportes

Por time | 26 Junho 2023 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

A Placarsoft atende instituições de diferentes portes e nomenclaturas. No setor público, nossa solução está em secretarias, departamentos, diretorias, comissões e fundações de esportes, as quais falaremos no artigo a seguir.

Apesar da mesma pasta, essa entidade possui características distintas das demais.

Para entender quais são e como a Placarsoft também contribui, confira abaixo o conteúdo e fique por dentro.

Fundação de esportes

Do meio esportivo ou não, você já deve ter ouvido falar sobre as fundações de esportes. Na pesquisa Gestão do Esporte nos Estados e Municípios do Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva, por exemplo, elas representam 1,87% da natureza dos órgãos responsáveis pela pasta.

Essas entidades da administração pública indireta estão previstas no Decreto-Lei nº 200/67, com alteração da Lei nº 7.596/87.

De modo geral, as fundações públicas compreendem todas de fim coletivo que justifiquem o vínculo com o uso de recursos públicos. São as seguintes: saúde, assistência social, cultura, ciência e tecnologia, meio ambiente, ensino e pesquisa, previdência complementar do servidor público, comunicação social, turismo, formação profissional, cooperação técnica internacional e esporte, tema central deste artigo.

É nisso que se diferem das autarquias, uma vez que valem para áreas sociais. Assim, as fundações de esportes administram atividades que não exigem a execução do governo municipal ou estadual, embora tenham supervisão dele.

Além disso, possuem patrimônio total ou parcial transferido pela administração pública, ainda que tenham personalidade jurídica própria e autonomia administrativa.

Sobre essas e outras características das fundações de esportes falaremos no tópico seguinte. Continue a leitura!

Características das fundações de esportes

Para entender melhor como atuam as fundações de esportes nos municípios e estados, listamos a seguir as principais características dessas instituições.

Além da auto-administração, dotação patrimonial governamental e personalidade jurídico já trazidas aqui, elas:

  • Contam com quadro de colaboradores concursados;
  • Seguem as regras públicas para contratação e compras;
  • Estão submetidas a controle do tribunal de contas e outros órgãos fiscalizadores;
  • Têm direito à isenção de impostos municipais, estaduais e federais;
  • Possuem liberdade financeira de acordo com o orçamento próprio.

Em relação à última, diz respeito aos recursos destinados pelo Estado todos os anos. Em caso de dissolução da fundação de esportes, o patrimônio é revertido novamente a ele.

Gestão do esporte nas fundações

Fundações de esportes de todo o país têm investido na gestão do esporte, especialmente em uma forma de deixá-la digital.

A Fundação Municipal de Esportes Balneário Camboriú é uma delas. Atualmente, a instituição gerencia todas as atividades esportivas no município pela Placarsoft, uma plataforma completa e fácil.

“Desde o início do uso dessa tecnologia, a gente percebeu uma praticidade muito grande na organização dos nossos conteúdos. Eu daria ainda um destaque para a versão mobile que facilita muito o usuário a acessar todas as informações. De fato, a Placarsoft vem transformando a nossa rotina administrativa e eu tenho certeza que vai evoluir muito para facilitar ainda mais nosso trabalho”, é o que afirma a entidade.

Artigos relacionados

A fundação de esportes do seu município com a Placarsoft

A Placarsoft é a melhor plataforma que atende secretarias, departamentos, comissões e fundações municipais de esportes como a que você atua. Com o sistema e portal integrado, você pode controlar:

  • Competições;
  • Turmas e escolinhas;
  • Estrutura esportiva;
  • Bolsa atleta;
  • Reservas de quadras;
  • Documentos e aprovações;
  • Cadastro de pessoas;
  • Muito mais.

Quer saber como? Solicite uma apresentação no WhatsApp (48) 99657-8306 e fique por dentro de todas as funcionalidades.


 

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft