Blog Placarsoft

Organização de jogos escolares: por onde começar?

Por time | 03 Setembro 2019 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

O esporte tem papel fundamental no desenvolvimento individual e social das crianças e adolescentes. Enquanto instrumento pedagógico, contribui para o aperfeiçoamento de competências comunicativas, de liderança, respeito e cooperação que preparam os alunos para a vida em sociedade. Isso, sem contar a influência que exerce na adoção de hábitos mais saudáveis. Os jogos escolares servem como uma forma de influenciar a prática esportiva e também como plataforma de divulgação à comunidade do trabalho realizado na escola.

Jogos escolares

A competição pode ser realizada entre as diferentes turmas de uma escola ou entre todas as unidades educacionais do município. E quanto maior o evento, maior será o número de informações e situações que a organização terá que lidar. Nesse caso, uma ajudinha sempre vai bem, né?! Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

Modalidades

Após decidir quais turmas ou escolar participarão dos jogos, é era de decidir as modalidades que entrarão na competição. Futebol e voleibol são clássicos e não podem faltar. Mas é importante incluir outros esportes que valorizem outras aptidões para que todos os alunos sintam-se incluídos: atletismo, dança, tênis de mesa e xadrez são alguns exemplos.

Regulamento

Nesse momento, é feita a definição das regras específicas de cada modalidade, além de formalizar os princípios que devem reger toda a competição como, por exemplo, as condições para participação e comportamento dos atletas e da torcida. Esse documento deve ser disponibilizado a todos os participantes para que saibam quais atitudes são cabíveis de punição.

Inscrições e agenda de jogos

Os alunos devem se inscrever para participar e, no caso de um número maior de inscrições do que o permitido para determinada modalidade, os professores podem fazer uma peneira para decidir quem representará a turma ou escola.

Já no momento da inscrição os atletas devem ser agrupados de acordo com sua idade, para evitar que os alunos mais velhos enfrentem os mais novos. Numa competição intraescolar, essa divisão pode ser feita por séries. Quando diversas escolas participam, o mais comum é dividir em três grupos: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e ensino médio.

Quanto mais simples e automatizado for essa etapa, mais fácil será para a organização ter controle das equipes, definir a agenda de jogos e as chaves da competição.

Divulgação

Importante não só para engajar os alunos, mas também para estreitar a relação escola-comunidade. A presença das famílias deve ser incentivada pois serve como motivação para os atletas. Além disso, a aproximação entre o núcleo familiar e o escolar é importante para o desenvolvimento das crianças e jovens.

Com a internet, é muito mais fácil fazer com que as informações sobre os jogos escolares atinjam a comunidade. Divulgue nos canais escolares e, se possível, na página da prefeitura.

Resultados

A organização deve buscar uma forma prática e transparente de registrar o que acontece em cada partida. Pontos, faltas, punições… são muitas informações e é preciso garantir que elas sejam claras e estejam disponíveis ao público. Qualquer brecha pode iniciar uma confusão!

Papéis são a escolha mais comum, mas são mais sujeitos a perdas, danos e alterações. Se puder contar com um sistema automatizado e que possa ser acessado pelos celulares dos árbitros, fica mais fácil, né?

Premiação

Para encerrar os jogos escolares com chave de ouro! Na cerimônia é feita a entrega de medalhas e troféus para os vencedores, mas se tratando de uma competição escolar, é importante reforçar o respeito e o espírito esportivo. Reconheça as escolas com menos punições e as torcidas mais participativas.

A Placarsoft ajuda a facilitar a organização dos jogos escolares

A Placarsoft é uma plataforma de gestão do esporte que pode ser utilizada pelas prefeituras, através das secretarias de esportes em parceria com a educação para fazer cadastros de atletas, escolinhas, organizar competições, registrar resultados… enfim, gerir tudo relacionado ao esporte de maneira simples e transparente. Ele pode ser acessado de qualquer lugar através do celular, tablet ou computador, basta estar conectado à internet. Saiba mais sobre a Placarsoft!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft