Blog Placarsoft
5 impactos da digitalização na gestão pública do esporte
Pense nisso: você, que trabalha no setor público, deve conhecer pelo menos um serviço que agora é realizado no ambiente digital. Mas na secretaria ou departamento de esportes que atua essa transformação já aconteceu?
Nos últimos anos, a digitalização aconteceu de forma bastante acelerada, especialmente no cenário durante e pós-pandemia da Covid-19. Esse avanço é facilmente observado nos números.
A informatização de 84% dos processos do governo federal, por exemplo, gerou uma economia de quase R$ 5 bilhões para os cofres públicos, de acordo com o Ministério da Economia. Um dos motivos para o Brasil ser reconhecido como o segundo governo mais digital do mundo por um estudo do Banco Mundial, que avaliou mais de 190 países.
Por outro lado, a burocracia e as atividades manuais ainda são uma realidade, especialmente na administração municipal. Pensando nisso, este artigo traz os impactos que a digitalização traz para o esporte da sua cidade e como fazer isso.
Leia a seguir!
5 impactos da digitalização no esporte municipal
Desafio ou oportunidade? Apesar dos obstáculos para adaptação aos novos formatos, a digitalização dos processos traz mais conforto e eficiência para os servidores e cidadãos em um curto prazo.
Na prática, os impactos da informatização da gestão pública do esporte são positivos e você vai conhecer alguns deles abaixo.
1- Desburocratização e economia
Você sabia que é possível reduzir 40% das despesas com aquela velha papelada com a digitalização? Isso sem contar que essas impressões precisam de um espaço dentro da secretaria ou departamento para arquivamento das informações, que seguem sujeitas a desastres naturais e outros problemas que impedem a formação de um histórico completo.
Portanto, no panorama ideal, sua instituição pública esportiva economiza aproximadamente R$ 2 milhões se for um município de 100 mil habitantes. Ainda sem colocar no orçamento o transporte de documentos, tinta para impressão e outros.
Além disso, permite também que a pasta do esporte elimine de vez a burocracia para fortalecer o bom relacionamento com a população e garantir um melhor fluxo de trabalho, como também facilitar a capacitação de novos servidores e gestores públicos.
2- Centralização e transparência
As informações da secretaria de esportes em um só lugar e disponíveis para consulta da população. Parece sonho, gestor?
A utilização de um ferramenta digital garante maior visibilidade das ações que você desenvolve na pasta, facilita a procura e resolução de problemas, porque os dados ficam em um único canal.
Isso facilita também a organização da sua entidade com a redução de processos mesmo com alto volume de trabalho.
3- Rapidez no atendimento
Não é legal para você, enquanto gestor do esporte, ouvir reclamações dos cidadãos sobre a demora dos serviços, mas também entendemos a dificuldade que você enfrenta para oferecer um atendimento ágil.
Com a digitalização, isso não é mais um problema, uma vez que eles podem realizar a solicitação, acompanhamento e tramitação com alguns cliques. O resultado é a diminuição de prazos e assistência presencial que demanda mais tempo.
4- Comunicação mais efetiva
A digitalização do esporte municipal também impacta a comunicação, capaz de se tornar mais aberta e próxima da população. Isso estimula a participação dos cidadãos nas atividades esportivas promovidas na entidade, além de possibilitar a execução de técnicas de marketing.
5- Disponibilização de dados
A informatização dos serviços oferecidos pela secretaria ou departamento de esportes possibilita ter diversas informações na palma da mão.
Elas são fundamentais para o planejamento das ações, captação de recursos e prestação de contas.
Como aderir à digitalização no esporte municipal?
Desenvolvimento do esporte, segurança e transparência: atributos que a sua secretaria pode contar com a digitalização. A Placarsoft já faz parte desse time, somos responsáveis pela informatização de mais de 80 entidades.
Sem a plataforma os gestores enfrentavam dificuldades:
- Envio de arquivos pelo WhatsApp;
- Súmulas manuais;
- Falta de controle de punições;
- Bolsa de incentivo em planilhas;
- Falta de histórico esportivo;
- Competições organizadas manualmente.
Hoje, com a plataforma formada por sistema e portal integrado, conseguem:
- Agilidade;
- Métodos;
- Padronização;
- Gestão sem retrabalho;
- Muito mais.
Artigos relacionados
- A tecnologia na aproximação do esporte estadual à população;
- O que o esporte inteligente pode ensinar ao seu município;
- Desburocratização: importância na gestão pública do esporte;
- Saiba por que vale a pena investir em um licenciamento de sistema de gestão do esporte;
- 6 funções da Placarsoft que ajudam na informatização de fundações municipais de esportes.
Sua instituição esportiva merece ser digital!
Sua entidade pública do esporte pode utilizar a maior ferramenta de gestão do esporte do Brasil. Conheça nosso trabalho que é transformar o das secretarias, departamentos e fundações com eficiência, produtividade e uma solução totalmente online.
Agende uma apresentação abaixo para saber mais!