Blog Placarsoft

O portal como estratégia de comunicação na gestão do esporte

Por time | 20 Abril 2023 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Ignorar o uso de estratégias para fortalecimento da comunicação de uma instituição esportiva é um grande erro dos gestores da área.

Especialmente no online, elas são as principais ferramentas para destacar e impactar cidadãos de maneira positiva. Se não é preciso medo para falar com a população, é necessário criar canais de diálogo e aproximação, aproveitando ao máximo as vantagens que isso oferece.

Afinal, assim como o privado, a comunicação é poderosa no setor público e vai ditar a imagem que as pessoas têm dela.

Por isso, reflita sobre a reputação da secretaria, departamento ou fundação que você atua e leia o conteúdo a seguir sobre como trabalhar isso no órgão.

Importância da comunicação no Esportes


A comunicação se apresenta como ferramenta de criação de vínculo entre a instituição e o público externo e interno. Concentrá-la em um canal é fundamental para garantir padronização de processos, transparência e efetividade dos serviços.

Isso porque, a sociedade exige a evolução e adaptação dos serviços, de acordo com as novas necessidades do dia a dia dos habitantes. É importante entender quais são para ganhar a confiança do cidadão, oferecer rapidez na resolução de pendências e simplificar os processos dentro e fora da secretaria.

Como utilizar a comunicação estratégica

A Placarsoft pensa a comunicação como um dos pilares da gestão pública do esporte. É por isso que oferece uma página integrada ao sistema para investimento nessa área.

Confira abaixo mais sobre ele e outros pontos que não podem ficar de fora da comunicação da sua instituição.

Portal integrado ao sistema

De forma exclusiva, a plataforma fornece um site para cada secretaria, departamento ou fundação e ele pode ser alimentado pelo gestor do esporte e a assessoria de comunicação do município, por exemplo.

Isso vai viabilizar o compartilhamento de informações, conhecimento sobre políticas públicas e um posicionamento pioneiro e de referência na região.

LGPD

Antes de aplicar novas estratégias de comunicação nas suas instituições, lembre-se de manter as regras exigidas pela legislação e órgãos regulamentadores. Uma delas é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor ainda em 2020.

A Placarsoft está adequada às diretrizes da lei. Inclusive, no nosso blog temos um post com orientações sobre o assunto, clique aqui para ler.

Parcerias

As parcerias também abrem portas para o fortalecimento da comunicação da sua instituição. A sua investe nisso?

Você pode pensar no âmbito público e da iniciativa privada.

Por exemplo, uma empresa da cidade ou um grupo delas pode fazer a doação de uniformes para turmas de escolinhas. Em contrapartida, o logotipo delas estará estampado nas peças e nos meios digitais da secretaria. Ou, ainda, a promoção de uma competição escolar com apoio da pasta da Educação.

Números para planejar

O acompanhamento de dados também é imprescindível para entender quais estratégias têm dado certo e o que precisa ser melhorado para concentrar mais investimento, trazer novidades e mais.

Informações demográficas, de participação e outras servem como guia e uma forma de prestar contas do trabalho que é desenvolvido à população.

Divulgação das ações

Além de uma matéria no portal, a divulgação das atividades em forma de notícias, agenda de jogos, abertura de inscrições e mais permitem que o seu trabalho enquanto gestor seja visto e as novidades repassadas com agilidade para a imprensa.

Lembre-se de adotar uma linguagem simples e próxima das pessoas, levando em consideração os hábitos e interesses delas.

Artigos relacionados

Comunique com a Placarsoft!

O investimento em estratégias de comunicação vale a pena. É por isso que o portal integrado da Placarsoft oferece recursos exclusivos para consulta da população, o que garante mais visibilidade, transparência e se torna um canal oficial da secretaria, fundação ou departamento.

Veja o que é possível acessar:

  • Quadro de medalhas;
  • Banners;
  • Recordes da cidade;
  • Inscrições e matrículas;
  • Agenda de jogos e eventos esportivos;
  • Transmissões ao vivo;
  • Classificação;
  • Artilharia;
  • Notícias;
  • Reservas de quadras;
  • Perfil de usuários e entidades;
  • Horários de escolinhas;
  • Muito mais.

Quer utilizar o portal como estratégia de comunicação da sua entidade? Entre em contato no (48) 99657-8306 e agende uma apresentação!

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft