Blog Placarsoft

O que é o Esporte 4.0 e como o seu município pode fazer parte dessa realidade

Por time | 28 Julho 2021 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Depois de descoberto que mais de 80% dos órgãos municipais de esporte do Brasil não possuem site próprio, segundo estudo “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios” da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que tem 1.000 cidades cadastradas, é necessário falar sobre o Esporte 4.0.

É fato que a tecnologia transforma o mundo e nessa área não é diferente. Inovar é preciso! Portanto, o acompanhamento de tendências e das necessidades atuais é uma questão de sobrevivência e desenvolvimento do esporte municipal.

Sobre o assunto, ao longo do artigo abordaremos o conceito do Esporte 4.0 proposto pelos autores Toledo e Bara (2019), assim como a importância e aplicação dele dentro das secretarias, fundações e departamentos de esporte. Acompanhe:

Conceito do Esporte 4.0

A indústria 4.0 está relacionada à transformação digital nos processos fabris, combinada em diversas inovações e soluções que facilitam a produção.

É partindo da revolução digital e, sobretudo, dessa indústria 4.0, que os autores Toledo e Bara (2019) em “Esporte 4.0: uma realidade na era digital” propuseram a ideia de esporte 4.0 pautada no uso de novas ferramentas e comportamentos dos consumidores, que já passaram pela transformação digital e demandam uma nova abordagem do esporte.

A nova era marcada pela tecnologia é baseada na capacidade de troca de informações rápida e fácil comunicação que potencializa a gestão do esporte como um todo. Nesse sentido, tem por objetivo aproximar e otimizar os dados a favor do gestor municipal de esportes, por exemplo.

Importância da tecnologia na gestão do esporte

Tecnologia na gestão do esporte municipal não é gasto, é investimento! O maior desafio está no entendimento dos gestores municipais de esporte em compreender a importância das tecnologias no desenvolvimento não só dos métodos e técnicas que envolvem as modalidades, como também a própria instituição.

A divulgação das ações, planejamento e organização de eventos esportivos por meio de softwares são garantias de rapidez e praticidade. Além disso, ajudam você, gestor, a perceber dificuldades, sistematizar e agilizar processos.

Outro ponto diz respeito à transparência e aplicação de outros conceitos de boa governança. No blog, temos um artigo sobre o tema, veja aqui!

É nesse cenário que destacam-se as sports techs (startups do mercado esportivo) na construção de modelos e soluções para o setor. Na prática, é possível aderir ao esporte 4.0 no município através de softwares de gestão, árbitros de vídeo em competições, equipamentos e vestimentas especiais, robótica e outras tecnologias.

A Placar, por exemplo, conta com sistema completo com inúmeros recursos que resolvem as principais dificuldades dos gestores municipais esportivos nas fundações, departamentos ou secretarias.

É a vez do seu município transformar a realidade da gestão do esporte

A abertura de canais de interação com a população, oferecendo espaços disponíveis para prática de esportes, informações sobre as atividades esportivas que estão movimentando a cidade e, consequentemente, aumentar as chances de captar novos parceiros é o primeiro passo para transformar a gestão do esporte do seu município.

Coisa que a Placar pode fazer! Nossa plataforma permite a gestão do esporte de mais 100 modalidades, através de diversas funcionalidades que auxiliam os responsáveis a exercerem seu trabalho com mais eficiência e agilidade, eliminando tarefas repetitivas, dados em papéis e outros problemas.

Conheça aqui: 6 funções da Placar que ajudam na informatização de Fundações Municipais de Esportes.

Artigos relacionados


Dessa maneira, fica mais do que clara a necessidade de deixar a realidade digital fazer parte do dia a dia da instituição esportiva que você é responsável. Na corrida das novas soluções tecnológicas, vai para o pódio quem sai na frente.

Que tal assumir o lugar de campeão? Solicite uma apresentação da nossa equipe no (48) 99657-8306 ou (48) 3263-0030.

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft