Se antes a gestão esportiva já era um desafio, imagine depois da pandemia causada pela Covid-19 que adiou jogos e competições e dificultou o cenário não só municipal, como também estadual e nacional.

Você assumiu essa função e ficou difícil dar os primeiros passos? Vamos abrir o placar de esporte! Neste artigo, trouxemos informações e dicas necessárias para secretários, auxiliares ou gestores municipais como você. Acompanhe:

O que faz um gestor esportivo?

Seja dentro da Fundação Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Esportes ou Departamento Esportivo, o gestor é o responsável por propor, executar e coordenar atividades voltadas ao segmento.

Algumas ações que competem ao gestor esportivo:

  • Manutenção dos espaços para a prática de esportes;
  • Elaboração do regulamento e organização de campeonatos;
  • Desenvolvimento da política municipal de esporte;
  • Distribuição e controle financeiro;
  • Construção do calendário anual esportivo.

Gestão esportiva: o que você precisa saber

Mas afinal, em qual direção seguir para fazer uma gestão inteligente, eficaz e transparente? As premissas abaixo vão responder suas principais dúvidas do que não pode faltar na gestão esportiva do seu município.

Para auxiliar em outras atribuições, você pode contar com s oftwares de gerenciamento esportivo que trazem a transformação digital para o setor e otimizam seu dia a dia.

Definir os objetivos da secretaria esportiva

Elaborar metas é importante em qualquer segmento e aqui não é diferente. Estipule os objetivos, período que eles têm de ser cumpridos e o que precisa ser feito para alcançá-los. Categorizar e separar cada um deles ajudará a trabalhá-los de forma mais efetiva.

Aqui, vale a inserção de uma nova modalidade esportiva ou o propósito de sediar uma competição importante para a cidade.

Uma gestão esportiva para todos

Um projeto de política pública de esporte deve ser pensado de modo que inclua todas as faixas etárias para promover a convivência social, formação e conhecimento para que o esporte e lazer sejam tratados como direito de todos. Em geral, essas políticas públicas são classificadas em três dimensões:

  • Esporte Educação: é usado como instrumento pedagógico com foco na promoção da cidadania e formação do aluno. Os Jogos Escolares são um exemplo, se quiser saber como organizá-los, leia aqui ;
  • Esporte Participação: faz referência ao bem-estar, descontração e desenvolvimento das relações humanas dos participantes sem quaisquer discriminações;
  • Esporte Performance: conhecimento como esporte de alto rendimento, tende a ser praticado pelos talentos esportivos, preocupados com a conquista de vitórias e regidos por regras oficiais.

Nessas três situações, é importante observar as modalidades e características específicas de cada uma delas, como faixa etária e bairros. No Placar Municipal , por exemplo, é possível obter relatórios do perfil dos atletas por naipe, idade e esportes, o que facilita o acompanhamento e auditorias.

Locais para a prática esportiva

Nossa dica é a construção de uma lista com os espaços disponíveis para a prática de esportes do município. Você pode usar plataformas que centralizam as informações de localização, horários disponíveis e controle automático de reservas.

Divulgue as atividades do departamento esportivo

Você conhece o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Ele faz todo sentido na sua secretaria, fundação ou departamento esportivo! População que sabe das ações desenvolvidas é sinônimo de um trabalho transparente e aumento da participação e interesse do público.

É interessante que o seu setor tenha um canal como um portal para publicar notícias, agenda de atividades e outras informações relacionadas.

Para uma gestão esportiva inteligente, leia mais em: bit.ly/PlacarMunicipal.

O Placar Municipal oferece tudo isso em uma plataforma de gerenciamento esportivo que dispensa o uso de inúmeros papéis e simplifica o trabalho da área de esportes da sua cidade de forma completa, digital e de fácil utilização.

Ao contratar o sistema, você recebe treinamento conforme disponibilidade de horário das partes e todo o suporte que facilita o processo. Entre em contato pelo telefone (48) 3263-0030 ou no Whatsapp (48) 99922-9731, estamos à disposição para dúvidas ou mais informações!

Palavras chave: gerenciamento esportivo, gestor esportivo municipal, gestão esportiva, esporte municipal, placar esportes

Carregando

Aguarde...

Ficou interessado?

Nós entramos em contato com você